5 dicas para subir na carreira

Em meio a crise que o Brasil vive, dificilmente há alguém que não está lutando e se esforçando ao máximo para não perder seu emprego. Para isso, é necessário atender à várias exigências que o mercado de trabalho impõe para se dar bem e se destacar por um serviço bem feito. É importante ressaltar que não basta simplesmente fazer um bom trabalho, para subir na carreira é necessário se destacar, fazer mais do que os colegas e concorrentes para conquistar aquele cargo (e salário) tão sonhado.

Não existe fórmula mágica para que sua vida profissional cresça, mas existem algumas questões a serem observadas e melhoradas, se necessário, para que uma pessoa deixe de ser um simples funcionário e se torne parte essencial e insubstituível dentro de uma empresa.

Listamos 5 dicas para subir na carreira que podem fazer toda a diferença na sua vida.

1) Esteja disposto a aprender

Ao entrar em uma empresa, um novato dificilmente será chamado para executar tarefas que exigem grandes responsabilidades. Entretanto, é de costume que ele seja requisitado para desempenhar funções ligadas às questões operacionais. Se esse é o seu caso, não se sinta desmotivado. Trata-se de uma ótima oportunidade.

Aproveite que está recebendo ordens de seu superior e demonstre interesse em aprender cada vez mais, inclusive além de suas próprias atribuições. Perceba o que está acontecendo à sua volta e tente compreender o processo como um todo, algo que vai muito além dos e-mails, relatórios e outras atividades que esteja fazendo. Busque entender o funcionamento e os compromissos da empresa.

2) Observe o ambiente

Outra questão que está diretamente ligada à anterior, é prestar atenção do que acontece à sua volta. Mais do que isso, você precisa reconhecer quem é que pode te ajudar a crescer e como as relações de poder são estruturadas dentro da empresa. Essas pessoas podem se interessar pelo seu trabalho, desde que seja feito com qualidade. Nem que seja para pegar um simples café, faça o que for pedido com perfeição e extrema educação. Isso faz toda diferença.

Suba em sua carreira

Subir na carreira não é difícil, mas exige disciplina. Veja as dicas.

3) Aperfeiçoamento de qualidades

No mundo dos negócios é necessário saber quais são as suas qualidades e como melhorar cada uma delas. É importante que todos os pontos negativos sejam trabalhados também, mas é interessante que você consiga mostrar a todos o que faz de melhor.

Quando essa característica for descoberta, invista nela e tente utilizá-la em seu dia a dia. Crie oportunidades para que seus superiores a reconheçam. Caso ela não esteja sendo bem aproveitada na empresa, é hora de fazer uma mudança. Cursos de especialização, envio de currículo e participação ativa na vida social de colegas de profissão são uma ótima maneira para conseguir novas oportunidades de emprego e subir na carreira.

4) Trabalho voluntário

Ao contrário do que muitos pensam, fazer trabalho voluntário não significa estar com tempo de sobra e falta de uma boa oportunidade no mercado, mas sim um ótima oportunidade para crescer profissionalmente. Muitas vezes somos impedidos de crescer profissionalmente por não ter tido uma experiência anterior que se adeque às vagas abertas no mercado.

Nesse momento, é hora de se dedicar a um trabalho voluntário para ganhar os conhecimentos necessários e se capacitar para as novas exigências do mercado.

5) Faça mais negociações

Parece até redundante falar isso, mas para crescer no mundo dos negócios é preciso negociar. Ninguém vai perceber em um passe de mágica que você tem uma ótima ideia, faz um excelente trabalho e merece a oportunidade de um investimento. É necessário ter uma boa comunicação, fazer a negociação e planejar estratégias para que elas sejam mostradas para as pessoas certas.

Promover aquilo que você tem de melhor, principalmente se tem certeza que o resultado será positivo, é uma das melhores coisas que você tem a fazer para subir na carreira. Lembre-se de que só é lembrado quem é visto. A próxima oportunidade pode estar mais próxima do que você imagina.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *