O que é a ideia de Home Office e como trabalhar em casa

Desde que o Home Office passou a ser adotado em maior escala, o ato de ir trabalhar tem ido muito além de colocar uma roupa adequada ao ambiente corporativo do escritório de uma empresa, sair de casa e fazer de tudo para chegar em sua mesa da maneira mais pontual possível.

Agora os profissionais podem exercer sua profissão de qualquer lugar, desde que tenham um computador portátil (ou tablet, ou até smartphone) e um espaço com wi-fi.

Evidentemente que boa parte dessas pessoas que estamos falando escolhe o ambiente mais aconchegante e barato possível. Sim: a própria casa.

Se para você é novidade isso que estamos falando, você veio ao lugar certo. Vamos explicar tudo sobre o Home Office e porque ele tem sido uma alternativa cada vez mais popular (e vantajosa) entre os trabalhadores brasileiros.

O conceito

O trabalho em Home Office nada mais é que cumprir um expediente dentro da sua própria residência, utilizando a infraestrutura física e tecnológica que o lugar dispõe.

Não há, contudo, uma regra sobre isso: a pessoa não necessariamente precisa trabalhar em um lugar específico da casa, mas é importante que a parte escolhida seja bem equipada e limite as possibilidades de dispersar a atenção – talvez o maior problema desse modelo de trabalho.

Qual a infraestrutura ideal

Logo de saída, enfatizamos que, sem um bom sinal de internet, dificilmente será possível realizar o expediente. Isso se explica pelo fato de o funcionário não estar fisicamente no escritório com seus companheiros, tornando o computador o meio mais eficaz de manter contato e alinhar demandas – algo que, diariamente, é preciso.

Dentre as maneiras de otimizar isso estão os softwares de mensagens instantâneas, as redes sociais e o e-mail. O Skype, um dos softwares, talvez seja o mais usado pelos trabalhadores de Home Office hoje e o Facebook, que tem um chat como um de seus serviços também é uma saída, assim como o e-mail.

Além do bom sinal de internet, é necessária uma mesa para apoiar o computador e, para sentar o ideal é ter uma cadeira. Não há um impeditivo para que o trabalhador recorra a outro lugar para se ajeitar e fazer suas coisas, desde que tenha em mente que precisa evitar a dispersão e procrastinação excessivas.

Qual horário deve ser feito

Isso fica a critério de cada um: mais uma vez, não há uma regra. Existem aqueles que gostam de reproduzir o horário que cumprem em um escritório físico, respeitando até a quantidade de horas trabalhadas em um dia e o horário de almoço.

Outros não se apegam muito a convenções e encaixam o expediente em seus afazeres corriqueiros do dia, como fazer almoço, pagar contas ou levar/buscar os filhos na escola, para quem os têm.

O que se deve ter atenção sempre é para o cumprimento das tarefas em um período que não fique muito cansativo e o trabalho saia com a mesma qualidade que o realizado no escritório (agência, redação, etc) físico.

Ter uma infraestrutura física e tecnológica em casa é a base para fazer Home Office Foto: FreeImages.com

Ter uma infraestrutura física e tecnológica em casa é a base para fazer Home Office                            Foto: FreeImages.com

Por isso também é interessante fazer pausas ao longo do dia, ficar de pé por alguns momentos e caminhar pela casa, para evitar manter-se o dia inteiro em frente ao computador.

Isso acontece com certa frequência, porque o trabalhador, por estar em Home Office, esquece que está dando expediente e passa horas e horas apenas produzindo. Fuja dessa armadilha.

Qual a roupa ideal

Não há uma roupa ideal, mas é importante que o trabalhador vista-se como se estivesse no espaço de trabalho físico rotineiro, com os colegas. Colocar uma camisa social ou pólo, uma calça e um sapato ou sapatênis podem ser boas escolhas, mas não as únicas.

Apenas tente não ficar trajado de uma maneira informal demais, pois isso pode passar, inconscientemente, a mensagem de que não está em casa trabalhando, o que tende a prejudicar o desempenho.

Que trabalho pode ser feito

Sendo bastante objetivo, quase todo trabalho pode ser feito em Home Office, desde que se tenha a infraestrutura necessária, conforme frisamos acima.

A exceção é para trabalhos baseados em força física. Se este é o seu caso, infelizmente o Home Office não será a sua forma de dar expediente.

Por outro lado, se você é um profissional que ocupa uma posição até operacional, mas mais estratégica do que braçal, ou executa tarefas que precisam, necessariamente, de um computador para acontecerem, você está apto a fazer parte deste universo.

Quando posso começar

Assim que conseguir um emprego que não precise de seus dotes físicos, em uma empresa que adote a política do Home Office.

Algumas organizações, inclusive, têm o Home Office até como uma regra, ou seja, em algum dos dias da semana o funcionário deve mesmo ficar em casa fazendo seu trabalho.

Em outras, há a opção de o trabalhador escolher se quer cumprir seus afazeres em casa ou ir até o escritório (agência, redação, etc).

Quem sabe você não pode ser um desses felizardos no futuro próximo? Vamos torcer! Enquanto esse dia não chega, que tal comentar qual seria o trabalho dos sonhos para você?

Até a próxima!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *