Qualquer Cidadão pode Entrar no Colégio Militar?

Buscar garantir uma educação de qualidade para os filhos é a missão de todos os pais. Seja educação do ponto de vista acadêmico ou humano um grande desafio nos dias de hoje é encontrar, no Brasil, uma escola que reúna o melhor desses dois princípios e que não cobre um preço absurdo nas mensalidades.

Fato é que acesso a uma educação de qualidade é direito de todo cidadão brasileiro, mas infelizmente a rede pública de ensino não garante toda essa qualidade prevista em lei. Uma das poucas escolas públicas referência na formação de jovens com boa base acadêmica e com princípios de cidadania, e que compões uma rede espalhada por todo o país o Colégio Militar.

Porém, uma dúvida que cerca grande parte dos pais e que uma parcela considerável da população não sabe é que qualquer cidadão pode ingressar no colégio militar, mesmo não tendo ligação com pessoas de dentro da corporação.  Entenda o que é necessário para se tornar um aluno dessa escola.

O Colégio Militar

Instituição de ensino básico que faz da rede de ensino mantida pelo Exército Brasileiro, o Colégio Militar tem como objetivo formar e preparar bons cidadãos de acordo com os princípios e tradições militares. Em um primeiro momento, a escola é a garantia de formação de qualidade para os dependentes daqueles que prestam serviços militares ao país.

É desse fato que surge o mito de que apenas os filhos de oficiais têm o direito a estudar na instituição. Porém, existe a possibilidade de ingresso de pessoas comuns, através de um vestibular próprio da instituição que oferta as vagas remanescentes para qualquer um se candidatar.

cmbhescudo

Como entrar no Colégio Militar?

Segundo o site do Colégio Militar de Belo Horizonte, uma das fontes usadas para a construção desse post, o modelo de ensino empregado pela rede utiliza de técnicas modernas e tem como foco a formação completa do aluno. Considerando assim aspectos intelectuais, psicológicos, físicos e morais, com isso tem-se obtido grandes resultados e muito sucesso com os alunos que se formaram ao longo dos anos.

O CEFET-MG e o COLTEC são ambas escolas técnicas federais, o Colégio Militar de Belo Horizonte vem se mantendo no topo da lista de melhores escolas públicas do estado de Minas Gerais. O histórico de boas colocação é apenas mais uma prova da qualidade de ensino oferecida aos alunos pela instituição.

Como Entrar no Colégio Militar

Existem unidades espalhadas por todo o Brasil e nas mais diversas cidades, seja capital ou não. Se na busca por um ensino de qualidade na sua região você se deparou com um unidade do colégio militar e não sabe como realizar a matricula, explicaremos agora como proceder para tentar garantir uma vaga para seu filho.

Como foi mencionado acima, civis também podem estudar no colégio desde que sejam aprovados no vestibular da instituição. Como o objetivo principal é garantir acesso a educação para os dependentes de militares, as vagas disponibilizadas para o concurso variam de acordo com o número de filhos de militares matriculados. Em outras palavras, as vagas que sobram são abertas ao público externo por meio da prova.

Existe duas épocas da vida escolar onde é possível ingressar no Colégio Militar, a primeira é 6º ano do Ensino Fundamental e segunda é no 1º ano do Ensino Médio. Em ambos os casos é divulgado um edital com os detalhes do concurso no final de cada ano, os pais ou alunos interessados em participar da seleção devem ficar atentos a publicação desse edital e seguir as diretrizes descritas nele para a correta inscrição no concurso.

Nos dois concursos as provas são realizadas em um único final de semana, sendo um dia a prova de matemática e no outro dia a prova de português. Após aprovados os alunos devem comparecer na unidade do Colégio Militar, portando os documentos necessários que são divulgados no site da instituição e realizar o procedimento de matricula normalmente.

Vale lembrar que procedimentos do concurso descritos aqui tiveram como base o que ocorre na unidade do Colégio Militar de Belo Horizonte. Se você se candidatou para outra unidade e/ou encontrou qualquer informação diferente no edital do seu concurso prevalece o indicado na publicação do Colégio Militar.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e teremos o maior prazer em lhe ajudar. No mais, bons estudos e boa sorte.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *