Qual o Cardápio Ideal para o seu Estabelecimento?

Se você é dono de bar, restaurante ou qualquer outro tipo de estabelecimento no ramo alimentício, com certeza, já percebeu a importância de um layout bem pensado, para o seu cardápio.

Para você que está prestes a investir nessa área, atente-se as dicas e invista em um menu bem pensado, tanto sobre a aparência quanto no conteúdo.

Alguns detalhes podem ajudar o seu cardápio a ficar ainda mais atrativo e consequentemente, ajudar no sucesso do seu restaurante.

Então tenha em mente que é preciso seguir algumas dicas, mas o mais importante é ser criativo.

Restaurantes

Para estabelecimentos formais, como um restaurante, a tarefa de criar um cardápio é ainda mais difícil. Fatores como o estilo da decoração, do atendimento e do seu público devem ser levados em conta na montagem do Menu. O cardápio precisa harmonizar com o clima que você deseja passar para seus clientes.

Invista em ilustrações com composições bonitas dos pratos, dê preferência a um layout mais limpo e na divisão por tipos de refeição para facilitar a leitura. Não esqueça de colocar os preços de maneira clara e destacada, além de incluir uma breve descrição do prato.

Uma dica é colocar uma página com sugestões do chef com os principais pratos servidos no restaurante. Isso costuma agradar os clientes que estão com pressa e/ou são muito indecisos. Aproveite o espaço para colocar outras informações que julgar pertinente, como harmonização de vinhos com cada prato, por exemplo. O modelo a seguir foi desenvolvido pelo blog Clube do Corel e está disponível para Download

Cardapio-Rustico-Modelo-Pronto-Clube-do-Corel

Fonte: Clube do Corel

Lanchonetes

Nunca se esqueça de seguir sempre o estilo do seu estabelecimento e criar um modelo harmonioso com clima que você deseja proporcionar. Mas no caso especifico de uma lanchonete tenha em mente que o seu público provavelmente é composto por pessoas mais jovens e/ou que estão fazendo apenas um lanche rápido, por isso a palavra chave aqui é praticidade.

Quando for montar o seu cardápio dê preferência para fontes arredondadas e deixe o nome da comida e seu respectivo preço destacado de forma que seja fácil absorver a informação. Coloque a descrição das opções menor, mas acessível, assim quem tiver interesse poderá ler, mas quem não estiver com tempo pra isso consegue fazer sua escolha sem se incomodar com o restante do texto.

Cores vibrantes também são uma boa escolha, elas são chamativas e alegres, algo que combina com seu público. Ajudam a destacar os pratos principais e promoções também. O modelo a seguir foi desenvolvido pelo blog Clube do Corel e está disponível para Download

lanchonete

Fonte: Clube do Corel

O modelo a seguir foi desenvolvido pelo blog Clube do Corel para lanchonetes que vendem apenas espetinhos e também se encontra disponível para Download. O modelo pode ser adaptado para outros tipos de estabelecimentos.

 

Cardápio-Espetinho-Modelo-Pronto-CDR-Clube-do-Corel-imagem

Fonte: Clube do Corel

O modelo a seguir foi desenvolvido pelo blog Clube do Corel para lojas de açai, mas também é um bom exemplo para sorveterias, lojas de sucos e produtos naturais, se encontra disponível para download, basta clicar aqui.

Cardápio-Açaí-Clube-do-Corel-Pronto-para-Editar-e-Imprimir-Imagem-Destacada

Fonte: Clube do Corel

Bares e Boates

Por se tratar de um ambiente dinâmico e que normalmente possui pouca luz invista em letras grandes e claras para facilitar a leitura. Uma dica é incluir informações como formas de pagamento aceitas, se existe a cobrança dos 10% do garçom, senha do wifi e o que mais julgar de interesse do cliente.

Como nesse tipo de estabelecimento a bebida costuma ser o produto mais procurado, coloque essa seção no inicio do cardápio, com preços destacados e se vender drinks uma boa propaganda é colocar a foto deles. Dê destaque também para as bebidas mais procuradas, como cervejas, por exemplo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *